Quinta-feira, 7 de Junho de 2007

O pai do Citroën 2CV - Pierre-Jules Boulanger

Pierre-Jules BoulangerPierre-Jules Boulanger foi um dos pais do Citroën 2CV. Este engenheiro e gestor de empresas francês nasceu a 10 de Março de 1885.

Durante o seu serviço militar no exército francês conhece Marcel Michelin. Esta amizade irá influenciar toda a sua vida.

Após a sua passagem pelo exército e participação na 1.ª Grande Guerra, onde é condecorado com a Cruz de Guerra e Legião de Honra, inicia a sua actividade profissional na Michelin, onde irá ser colaborador directo de Édouard Michelin.


Quando em 1935 a Sociedade Michelin assume o controlo da Sociedade Citroën, Pierre-Jules Boulanger é nomeado Vice-Presidente e chefe do gabinete de estudos. Dois anos mais tarde, com a morte de Pierre Michelin, assume o cargo de Presidente. Cargo que ocupará até à sua morte a 11 de Novembro de 1950.

Boulanger caracterizou-se por aplicar à Citroën uma política de austeridade e redução de custos, tendo reduzido custos e cancelado o desenvolvimento de alguns produtos. No entanto esta sua política terá resultados positivos com a recuperação da Citroën.

Foi ele o autor do célebre caderno de encargos da TPV (très petite voiture) [viatura muito pequena, ndr] que em 1948 será lançada como o Citroën 2CV.

Ficou conhecido pela sua austeridade e grande capacidade de trabalho, um sentido de secretismo (característica da cultura Michelin) e a sua ausência de austentação. Fruto destas suas características era apelidado por alguns dos seus colaboradores como o tirano imaginativo.
publicado por Nuno Rocha às 14:04
link do post | comentar | favorito
Related Posts with Thumbnails

Rede Paixão 2CV

Página | Blogue | 2CV Market


Crie o seu produto Citroën 2CV personalizado!

Citroen 2CV T-Shirts

posts com interesse

Novo Citroën 2CV – Dois Cavalos – Tudo o que já foi dito!

Já verificou se a matrícula do seu Citroën 2CV – Dois Cavalos foi cancelada?

posts recentes

Os clássicos são um bom i...

O regresso do guarda-chuv...

Boas Festas

Ganhe um de três Citroën ...

Entrevista a Luís Silva, ...

Citroën 2cv... Um project...

Água, um bem escasso como...

O Citroën 2CV - Dois Cava...

Este verão a família dive...

Já se passaram 20 anos!

pesquisar neste blogue

 

arquivos

blogs SAPO

Statcounter